Casa(s)

Casa – /’kazɐ/ – 2.família; lar 3.conjunto dos membros de uma família.

 

 

Minha casa sempre foi meu abrigo. Dentro dela a cultura foi sempre a mesma. A língua, o cardápio, o vestuário, os valores e a regras sempre se mantiveram, independente da cidade ou país. Isso me ajudou bastante – e continua ajudando – diante das mudanças frequentes da minha família.

Não me queixo dessas mudanças, pelo contrário enquanto muitos consideram isso um sinônimo de instabilidade, eu chamo de oportunidade! Oportunidade de viajar e conhecer lugares diferentes, lidar com outras culturas, fazer sempre novos amigos, etc.

Entretanto, é fato que qualquer indivíduo, por mais flexível ou tolerante que seja, precisa de um apoio, uma base, algo estável, onde possa sempre encontrar auxílio. Isto é o que chamo de “casa”.Casa é mais do que uma estrutura física que serve de abrigo. É um espaço onde convivem um grupo de pessoas, normalmente uma família, onde se espera encontrar paz, conforto e descanso do que há fora dela.

Por isso, quando me perguntam a fórmula secreta para não enlouquecer em meio a tantas mudanças, digo que é estar apoiada em minha família, meus únicos amigos ao chegar numa cidade nova. Dentro de casa não sofro choque cultural, não preciso me adaptar. Entre minha família não sou estrangeira e não preciso me apresentar para ninguém.

Assim, estando com eles, estou em casa.

 

9 comentários sobre “Casa(s)

  1. Silvana Morais disse:

    Mesmo quando daqui a alguns anos, e espero que demore, nossa casa estrutura não for a mesma, que o sentido de casa que você abordou neste texto continue sendo o mesmo para nós duas. Que onde você for minha filha e sei que irá para muitos lugares, você possa sempre levar aquilo que desfrutou ao meu lado. Te amo minha bochechinha linda!

Deixe um comentário

